Popularmente conhecido como “mosquito da dengue”, o Aedes Aegypti tem se tornado recorrente nas notícias diárias. Isso porque além de transmitir a dengue, agora foi descoberto também como principal transmissor de zika e chikungunya. O mosquito, que veio originalmente do Egito e teve sua dispersão pela África, está mais presente nas regiões das Américas, Ásia e Austrália. Apesar de transmitido pelo Aedes, as três doenças possuem sintomas parecidos que muitas vezes podem ser confundidos, entenda quais são:
Dengue: Febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas, e geralmente dura de 2 a 7 dias.
Chikungunya: Febre alta, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça e erupções na pele, pode durar de 3 a 10 dias.
Zika: Erupções na pele com coceira, febre baixa, olhos vermelhos, dor nas articulações, músculos e dor de cabeça.
Apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, não existe um tratamento específico para as três. Porém, o método de prevenção é o mesmo: evite água parada em vasos e pneus, tampe lixeiras, descarte adequadamente tudo que pode acumular água, use repelente apropriado. Ao perceber os sintomas de uma das três doença, procure o posto de saúde mais próximo e evite a automedicação.
Créditos da imagem: http://idg.receita.fazenda.gov.br/
COMENTÁRIOS